É verdade que ser motivado, apenas, não garante o sucesso nos negócios, contudo, em qualquer atividade, seja ela profissional, ou não, a falta de motivação faz com que as chances de sucesso se reduzam a quase zero.
A pessoa motivada, não só, dispõe de energia extra, como também, faz com que aqueles que o cercam o sigam e também se sintam motivados. Parece algo contagioso…
Pesquisas realizadas pela Universidade de Duke, Washington University School e a Universidade de Michigan mostram que quando estamos motivados o córtex pré-frontal e o orbitofrontal são ativados e o cérebro identifica oportunidades de crescimento pessoal e profissional, além de circuitos cerebrais detectarem no ambiente condições necessárias para a realização.
A grande dúvida é sobre o que é capaz de nos motivar e, uma vez motivados, fazer com que permaneçamos assim.
Relacionamos a seguir 5 tópicos que o ajudarão a descobrir e manter sua motivação para empreender.
1 – Identifique o que o motiva. Existem técnicas e métodos capazes de identificar seu Perfil Motivacional, o que o faz seguir em frente e como gosta de ser recompensado pelas conquistas;
2 – Estabeleça objetivos desafiadores, mas que não sejam difíceis ao ponto de se tornarem desanimadores. Metas impossíveis de bater têm efeito contrário ao que se espera, fazendo com que a grande maioria das pessoas desistam antes mesmo de começar;
3 – Cerque-se de pessoas que compartilham do mesmo entusiasmo pelos seus objetivos. Uma vez traçada a estratégia para alcançá-los, tome cuidado com as críticas que servem apenas para te fazer desistir. É sempre bom estar atento a críticas para que possamos corrigir a trajetória que traçamos, contudo, precisamos filtrar comentários que não trazem qualquer contribuição positiva;
4 – Tenha um propósito. Talvez esse item devesse estar no topo da lista, mas, como todos os itens são fundamentais, vamos deixá-lo por aqui. Sem propósito não existe por que se motivar a fazer algo. Quanto mais relevante o propósito, maior será a capacidade de se manter motivado, persistente e resiliente.
5 – Olhe para o passado como base de conhecimento, nunca como limitador para suas ações atuais. O futuro é construído a partir de hoje, avalie oportunidades e crie estratégias vinculadas a seus propósitos e objetivos, não nas limitações do passado.